sexta-feira, 6 de março de 2009

Bichinho estranho !!! - pirilampo



















Quem nunca ouviu falar na lenda do vaga-lume? Como e chamado popularmente, ou pirilampo, nome originado do grego que significa (Pyris (pyros) = calor e lampis = luz). E então  ele existe  ou não? Claro que sim,  se trata de um coleóptero  pertencente às famílias, Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae.

Mas muitos devem estar se perguntando, aonde se colocam as pilhas? Rssss. Que nada ele não funciona com pilhas, e comum em alguns animais possuírem características de “luminosidade” principalmente os que vivem em regiões marítimas abissais, mas esta e uma curiosidade para outro momento.

Esta fosforescência  ocorre devido  a uma reação entre um fermento e outras substancias químicas que quando entra em contato com o ar presente no ambiente sofre processos de oxidação e ocorre a emissão de photons, ou seja luz, por ocorrer em animais e denominado de bioluminescência.

O nosso amigo das fotos se trata de um pirilampo da família dos elaterídeos, possuem dois pontos luminosos na região do tórax. Na aula de artrópodes e classe insecta continuaremos com  as diversas curiosidades que envolve este pequeno animal, até mais pessoal.


  • Comentem, Perguntem, participem do Blogger ..!!

terça-feira, 3 de março de 2009

03/03/09 - O milagre da vida



Atividades referentes a aula:
1) Relatorio do video enfatizando, as partes principais referentes ao tema abordado nas aulas.
2) Responder as seguintes perguntas.
video da aula.
a) O que é Puberdade?
b) O que é Puberdade atrasada?
c) O que é Puberdade precoce ?
d) Período de puberdade masculina e as principais características das mudanças
e) Período de puberdade feminina e as principais características