domingo, 24 de maio de 2009

Dengue







O que é Dengue? 
O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Mais Veja os sintomas, fotos e vídeos

O que é Dengue Hemorrágico?
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

Qual a causa?
A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

Como tratar?
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. 
Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Fonte: http://www.dengue.org.br/


Relatório

1) Materiais

a) Lupa Estereoscópica

b) Aquário

c) Água

d) Tubos de ensaio

e) Placa de Petri grande e pequena

f) Ponteira

g) Pinça

2) Procedimentos

3) Desenvolvimento

4) Conclusão

5) ( facultativo) Anexos


Aula pratica Criptógamas






Criptógamas são plantas com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Como por exemplo os Musgos ( Briófitas) e as Samambáias (Pteridófitas). Basicamente, são vegetais que não produzem flores , sementes e nem frutos.

Vamos ver um pouco mais sobre esses dois grupos: Briófitas e Pterodófitas ?

Briófitas

São plantas pluricelulares, autótrofas, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores. Os nutrientes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes.

O musgos e as hepáticas são os principais representantes das briófitas. Não possuem raízes e nem caules verdadeiros.Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita.

Essas plantas ocorrem preferencialmente em ambientes úmidos e que não recebem luz direta do Sol.

Reprodução:

A reprodução das briófitas apresenta duas fases: uma assexuada e outra sexuada.

O gametófilo é a planta que vemos nos muros, por exemplo. O gametófito masculino produz gametas móveis, com flagelos, chamados de anterozóides. Já o feminino produz gametas imóveis, chamados de oosferas. São levados pela água da chuva e se encontram formando um zigoto, que, sobre a planta feminina cresce e forma um embrião, que se desenvolve originando a fase assexuada chamada de esporófito, isto é, fase produtora de esporos.

O esporófito possui uma haste e uma cápsula, no interior da qual formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido. Cada esporo, então, pode formar uma espécie de “broto” chamado de protonema. Cada protonema, por sua vez, desenvolve-se e origina um novo musgo verde (gametófito).

Pteridófitas

As pteridófitas são traqueófitas, o que as diferencia das algas e dos musgos. A água das raízes é transportada para as folhas por meio dos condutores, constituídos por células modificadas. Possuem vasos condutores.

Seu caule é geralmente subterrâneo e é denominado rizoma. A maioria das pteridófitas é terrestre e habita, de preferência, lugares úmidos e sombrios. Podem ser epífitas,ou seja: Plantas que vivem sobre outras se trazer prejuízo. A samambaia e a avenca são exemplos desse grupo de vegetais.

Reprodução:

As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada.

O esporófito é a planta propriamente dita. Como o caule é subterrâneo, a parte que vemos são as folhas, que se reúnem em estruturas chamadas soros, espalhadas na face inferior ou na borda dos folíolos.

Quando os esporos amadurecem, os soros abrem-se, deixando-os cair no solo úmido; cada esporo, então, pode germinar e originar um prótalo, uma plantinha bem pequena em forma de coração. O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas. O anterozóides, deslocando-se em água, nada em direção à oosfera, fecundando-a. Surge, então, o zigoto, que se desenvolve, transformando-se em uma nova samambaia. Quando adulta, esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.

Este processo de reprodução em um ciclo com uma fase assexuada e outra sexuada denomina-se alternância de gerações.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Circuito Elétrico

Um circuito elétrico é um conjunto de aparelhos interligados eletricamente de forma apropriada. É constituído, pelo menos, por um gerador elétrico, que fornece a energia, por uma carga (ou recetor), que recebe energia e por condutores elétricos que interligam os aparelhos.

O circuito elétrico mais simples pode ser assim constituído (por exemplo, uma lanterna elétrica constituída por uma pilha e por uma lâmpada), mas normalmente existem mais aparelhos no circuito, nomeadamente, aparelhos de corte e de proteção e em muitos casos aparelhos que produzem transformações nas grandezas elétricas.






terça-feira, 5 de maio de 2009

Transporte de soluto através da membrana

1) Qual a importância 

A passagem de substancias orgânicas e inorgânicas (conteúdo já estudado no bimestre passado) e de extrema importância para a sobrevivência celular porque esta depende de matéria prima para a realização da biossintese celular que nada mais e do que a produção de compostos químicos complexos dentro de seres vivos por isso denominado de BIO. Alem da biossintese estes compostos sao importantes para a produção energética celular.
A membrana celular contem diversas proteínas que especificamente reconhecem e transportam substancias  como :
  • carboidratos
  • aminoácidos
  • ions inorgânicos
  • nucleotideos
  • e outros
Em muitos casos
 estes composto
s sao captados e transportados contra o gradiente de concentração. 
Gradiente de concentração
É a indicação da alteração do valor da concentração de determinada substancia por unidade de espaço, ou seja, a quantidade de determinada substancia em uma determinada região.

2) Difusão simples

Difusão simples e um processo de transporte de substancias denominado de passivo, pois nao há gasto de energia para transportar o soluto,  e se caracteriza pela movimentação de soluto, electricamente neutros, de uma região de menor concentração para uma de maior concentração ate que o equilíbrio seja alcançado. Para exemplificar observe a gravura onde a movimentação de solutos é para o lado de menor concentração até que o equilibrio seja alcançado a concentração do soluto  dos lados  esquerdo e direito da membrana são designados C1 e C2 a velocidade da movimentação transmembrana é  proporcional  a concentração do gradiente C1/C2 como indica as setas. 
3) Difusão facilitada

Também e um processo passivo de transporte porém  as moléculas atravessam  a membrana celular com o auxilio de proteínas transportadoras especificas. A figura mostra duas situações onde (a) uma substancia qualquer tem dificuldades de atravessar a membrana celular e em  (b) a mesma substancia tem sua passagem facilitada por uma proteína transmembranica especifica, sem gasto de energia.

4) Osmose

Diferente da difusão a osmose nao e a passagem de soluto mas sim de solvente através da membrana semipermeável, o solvente difunde-se da região de menor concentração para a de maior concentração.
Para entender melhor este processo e importante falar sobre o ambiente onde se encontra a célula que pode ser hipotônico ou hipertônico e ate mesmo isotônico.
Meio hipertonico
e quando  comparando dos meios distintos a concentração de soluto de um e maior do que a concentração do outro, sendo o meio com maior concentração o meio hipertônico em relação ao de menor concentração, como por exemplo o meio intra-celular e extra-celular, suponhamos que o meio extra-celular esteja com uma maior concentração de um soluto qualquero o meio extra-celular vai ser denominado hipertônico.
Meio hipotonico
Tomando o mesmo exemplo anterior, se o meio extra-celular detêm uma maior concentração de soluto ele e denominado hipertônico, logo o meio intra-celular por estar com uma concentração menor será denominado de hipotônico.
Meio isotônico 
e quando os dois meios se encontram com uma quantidade igualada de soluto.
Sendo assim, agora fica mais fácil entender  o que é OSMOSE, e o fenomeno que tende igualar a quantidade de solvente baseado na quantidade de soluto entre dois meios. O que vai provocar mudanças morfológicas no estado da célula.
Se tratando de uma célula animal, que possui uma membrana mais fina, permeável ,  se a célula for colocada no meio hipertônico em relação ao seu ambiente intra-celular, o solvente interno tende a sair para o meio extra-celular, este processo e denominado de osmose, tornando assim a célula murcha. Caso a célula esteja em um meio hipotônico em relação ao seu meio intracelular o liquido do meio extra-celular tende a entrar na célula, podendo provocar uma lise celular.  Se o meio for isotônico nada acontece.  Já a celula vegetal, por possuir parede celular o fenomeno se da de forma diferenciada, devido a rigidez da parede celular ,neste caso se a célula for colocada em meio hipertônico a celula perde agua ocorrendo o desligamento entre a membrana plasmática e a parede celular, este fenomeno e chamado de PLASMOLISE, ja o oposto colocando a celula em meio hipotonico a celula recebe agua ficando turgida, este fenomeno e chamado de DESPLASMOLISE. 

5) Bomba de sódio e potássio
Este tipo de transporte não é so capaz de movimentar substâncias atraves da membrana plasmática que não poderiam passar de outra forma, mas também de movimentar as substancias de regiões de baixa concentração  para regiões de alta concentração contra o gradiente de concentração. Assim, os sistemas de transporte ativo são capazes de acumular substâncias de um lado da membrana em concentração muitas vezes maior do que aquela do lado oposto da membrana. Esta atividade requer o auxílio de energia celular e depende dos processos metabólicos (que ainda iremos estudar detalhadamente) da célula viva.  Quanto ao funcionamento da Bomba de Na+ K+, podemos observar na imagem ao lado que o processo inicia-se com a ligação de três Na+ a regiões de alta afinidade na subunidade maior da proteína transportadora, esta mesma subunidade maior também possui uma região de ligação da molécula de Adenosina Tri Fosfato, ATP (1) que muda a conformação da proteína para o lado oposto.  Logo a proteína diminui a afinidade pelo Na+ ocorrendo sua liberação (2 e 3), em seguida o K+ do lado de fora liga-se a regiões de alta afinidade (4 e 5) e será descarregado do lado de dentro da célula (6) retornando o ciclo novamente. 

  
6) Endocitose
Algumas células formam sacos ou vesículas que englobam pequenas porções do meio externo. Neste processo  a célula rodeia uma parte do meio  com uma expansão da sua membrana plasmática , esta porção e entao separada da membrana plasmática e move-se no interior da célula . O termo geral para este processo é ENDOCITOSE.  Se o conteúdo da vesícula é material solido  o processo é chamado FAGOCITOSE, se o conteúdo  é liquido o processo de formação da vesícula é PINOCITOSE. Endocitose é um processo ativo que requer energia , mas o exato mecanismo desse processo ainda não está completamente esclarecido. 
7) Exocitose

Substâncias que estão contidas em vesículas membranosas localizados no interior da célula podem deixar as células por um processo chamado de EXOCITOSE . Neste processo, a vesícula  membronosa funde-se com a membrana plasmática e o conteúdo  da vesícula  é liberado no exterior da célula.