domingo, 12 de setembro de 2010

Tipos de Circulação


- circulação aberta: tipo de circulação em que o sangue ou hemolinfa sai do interior dos vasos e entra em contato direto com as células. Ocorre em artrópodes e na maioria dos moluscos.
- circulação fechada: tipo de circulação em que o sangue flui exclusivamente dentro dos vasos.
Não há contato direto entre o sangue e as células. Ocorre em anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados.
- circulação simples: tipo de circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração branquial.
- circulação dupla: tipo de circulação em que o sangue passa duas vezes pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração pulmonar.
- circulação dupla incompleta: tipo de circulação em que ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração ou na comunicação entre a artéria aorta e a pulmonar. Presente em anfíbios e répteis.
- circulação dupla completa: tipo de circulação em que não ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração. Presente em aves e mamíferos.
- sangue venoso: sangue cuja taxa de gás carbônico é maior que a de oxigênio.
- sangue arterial: sangue cuja taxa de oxigênio é maior que a de gás carbônico.

O sistema circulatório humano

O sistema circulatório é formado pelo sangue, coração e pelos vasos sanguíneos. Tem como função transportar nutrientes, gases, células de defesa, hormônios e produtos de excreção por todo o corpo.

O sangue circula pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e compõe-se de células dispersas num líquido amarelado, o plasma. As artérias o conduzem do coração para os órgãos e tecidos do corpo, enquanto nas veias ele flui em sentido inverso.

O coração é um órgão musculoso dividido em quatro câmaras: duas superiores (átrios ou aurículas) e duas inferiores (ventrículos). Pelo lado direito só circula sangue venoso, rico em CO2.

Pelo esquerdo, sangue arterial, rico em O2. No sistema, o sangue percorre um circuito fechado.

Após passar pelos tecidos, chega ao coração pelas veias cavas. Entra no átrio direito, passa para o ventrículo direito e parte para os pulmões, onde será oxigenado. Retorna ao coração pelas veias pulmonares, ligadas ao átrio esquerdo. Desse, passa para o ventrículo esquerdo, de onde vai para o corpo pela aorta.


fonte: http://www.algosobre.com.br/biologia/circulacao.html

Tecido sanguíneo

A corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte à longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem várias funções, tais como: defesa, nutrição e oxigenação.

A circulação sanguínea é dividida em circulação arterial e circulação venosa, e é composta por capilares, vasos, artérias (O2) e veias (CO2).

Em uma pessoa adulta, o sangue corresponde à mais ou menos 5 litros.

Parte Líquida
Chamada de plasma ou soro, representa 55% do sangue, sendo que do seu total, 90% é água, o restante são nutrientes como: glicose, lipídios e aminoácidos: íons; anticorpos; hormônios; enzimas; Fibrinogênio (Ptn); e materiais de excreção como: Uréia e Ácido Úrico.

Carga Sanguínea Obrigatória
Representa 45% do sangue, que é composta por:

Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias
Tem uma vida média de 120 dias, são produzidas na medula óssea (epífises) na proporção de 1,5 milhão por segundo, existem aproximadamente 5 milhões por milímetro cúbico.

Quando maduras tornam-se anucleadas, têm como principal função a oxigenação de todo o corpo humano, que é possível graças à hemogloblina, um pigmento de cor vermelha que se une às moléculas de oxigênio no pulmão e daí percorrendo toda a circulação sanguínea

Glóbulos brancos ou linfócitos e neutrófilos
Tem uma vida média de 12 à 13 dias, são células nucleadas e reproduzem-se com bastante facilidade. Existem na proporção de 1 ou 2 para 1000 Glóbulos Vermelhos.

São responsáveis pela nossa defesa.

Neutrófilos
São produzidos no tecido linfático da medula óssea, são mais rápidos e representam 60% dos leucócitos.

Linfócitos
São produzidos nos tecidos linfáticos do timo (Linfócitos T, responsáveis pelas rejeições em casos de enxertos), baço, gânglios, módulos e amígdalas (Linfócitos B, responsáveis pelos anticorpos).

Plaquetas
Tem uma vida média de 8 à 10 dias, são fragmentos celulares dos megacariócitos da medula óssea. Tem a forma aproximada de discos arredondados ou bicôncavos e são incolores. Sua função é muito importante no entupimento de falhas nos vasos sanguíneos e na formação de coágulos.

A Tromboplastina (substância liberada pelo tecido quando lesado), age como enzima, na conservação da Protonbina (Ptn de fígado) em uma forma ativa, que é a Trombina.
Protrombina
(Proteína Inativa do Fígado)
Tromboplastina
(Enzima)
Trombina
(Ativa)


E a Trombina, converte o Fribrinogênio em Fibrina, que se agregam em forma de rede insolúvel, na qual ficam presas hemácias e plaquetas, formando assim um coágulo, que se contrai aproximando as bordas da lesão. Parando o sangramento e tendo início a cicatrização.

Fibrogênio
(Proteína)
Trombina
(Enzima)
Fibrina
(Ativa)

Embora a coagulação seja essencial para sobrevivência do organismo, também pode ser uma ameaça, porque estes mesmos coágulos podem bloquear o sistema circulatório.

O processo é acionado pelas plaquetas, que em contato com uma superfície rugosa com a de um tecido lesado ou com alguma superfície de vidro e ou algumas moléculas de tromboplastina, logo tem-se o início do processo de coagulação.

Inibidor natural da coagulação é a Heparina, que também é produzida pelo fígado, pulmões e outros órgãos. Esta inibe a conversão da Protrombina em Trombina.

Geralmente é usada para diminuir a formação de coágulos depois de cirurgias ou de um ataque cardíaco.

A Hemofilia é uma doença, onde a Protombina é defeituosa, e não atua na coagulação do sangue.

Vias
É formada por capilares, vasos, veias (CO2), e artérias (O2).

Tecidos Hemopoéticos
São formadores de células sanguíneas os seguintes órgãos:: Timo, Baço, Gânglios, Medula Óssea, Nódulos e as Amigdalas.


fonte: http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/eliane_marcia/drenagem/mat2.htm