sexta-feira, 6 de março de 2009

Bichinho estranho !!! - pirilampo



















Quem nunca ouviu falar na lenda do vaga-lume? Como e chamado popularmente, ou pirilampo, nome originado do grego que significa (Pyris (pyros) = calor e lampis = luz). E então  ele existe  ou não? Claro que sim,  se trata de um coleóptero  pertencente às famílias, Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae.

Mas muitos devem estar se perguntando, aonde se colocam as pilhas? Rssss. Que nada ele não funciona com pilhas, e comum em alguns animais possuírem características de “luminosidade” principalmente os que vivem em regiões marítimas abissais, mas esta e uma curiosidade para outro momento.

Esta fosforescência  ocorre devido  a uma reação entre um fermento e outras substancias químicas que quando entra em contato com o ar presente no ambiente sofre processos de oxidação e ocorre a emissão de photons, ou seja luz, por ocorrer em animais e denominado de bioluminescência.

O nosso amigo das fotos se trata de um pirilampo da família dos elaterídeos, possuem dois pontos luminosos na região do tórax. Na aula de artrópodes e classe insecta continuaremos com  as diversas curiosidades que envolve este pequeno animal, até mais pessoal.


  • Comentem, Perguntem, participem do Blogger ..!!

Um comentário:

  1. Ola, professor, Andei pesquisando umas imagens de vaga-lumes ou pirilampos na internet mas nao encontrei o que gostaria, preciso da imagem do vagalume em vista superior, de suas "costas", para um desenho de tatuagem de muita importância, será que da pra vc me ajudar? indicar algum livro ou local onde posso obter uma imagem com detalhes do vagalume ou pirilampo, agradeço desde já! um abraço

    meu email pra contato é:
    natanngiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir