domingo, 24 de maio de 2009

Aula pratica Criptógamas






Criptógamas são plantas com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Como por exemplo os Musgos ( Briófitas) e as Samambáias (Pteridófitas). Basicamente, são vegetais que não produzem flores , sementes e nem frutos.

Vamos ver um pouco mais sobre esses dois grupos: Briófitas e Pterodófitas ?

Briófitas

São plantas pluricelulares, autótrofas, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores. Os nutrientes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes.

O musgos e as hepáticas são os principais representantes das briófitas. Não possuem raízes e nem caules verdadeiros.Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita.

Essas plantas ocorrem preferencialmente em ambientes úmidos e que não recebem luz direta do Sol.

Reprodução:

A reprodução das briófitas apresenta duas fases: uma assexuada e outra sexuada.

O gametófilo é a planta que vemos nos muros, por exemplo. O gametófito masculino produz gametas móveis, com flagelos, chamados de anterozóides. Já o feminino produz gametas imóveis, chamados de oosferas. São levados pela água da chuva e se encontram formando um zigoto, que, sobre a planta feminina cresce e forma um embrião, que se desenvolve originando a fase assexuada chamada de esporófito, isto é, fase produtora de esporos.

O esporófito possui uma haste e uma cápsula, no interior da qual formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido. Cada esporo, então, pode formar uma espécie de “broto” chamado de protonema. Cada protonema, por sua vez, desenvolve-se e origina um novo musgo verde (gametófito).

Pteridófitas

As pteridófitas são traqueófitas, o que as diferencia das algas e dos musgos. A água das raízes é transportada para as folhas por meio dos condutores, constituídos por células modificadas. Possuem vasos condutores.

Seu caule é geralmente subterrâneo e é denominado rizoma. A maioria das pteridófitas é terrestre e habita, de preferência, lugares úmidos e sombrios. Podem ser epífitas,ou seja: Plantas que vivem sobre outras se trazer prejuízo. A samambaia e a avenca são exemplos desse grupo de vegetais.

Reprodução:

As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada.

O esporófito é a planta propriamente dita. Como o caule é subterrâneo, a parte que vemos são as folhas, que se reúnem em estruturas chamadas soros, espalhadas na face inferior ou na borda dos folíolos.

Quando os esporos amadurecem, os soros abrem-se, deixando-os cair no solo úmido; cada esporo, então, pode germinar e originar um prótalo, uma plantinha bem pequena em forma de coração. O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas. O anterozóides, deslocando-se em água, nada em direção à oosfera, fecundando-a. Surge, então, o zigoto, que se desenvolve, transformando-se em uma nova samambaia. Quando adulta, esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.

Este processo de reprodução em um ciclo com uma fase assexuada e outra sexuada denomina-se alternância de gerações.

2 comentários:

  1. Olá professor! Estou precisando de sugestões para desenvolver as seguintes atividades:
    1.AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO: Reprodução de Fungos e línquens ;
    2.AULA PRÁTICA EM CAMPO: Reprodução de Briófitas e Pteridófitas ;
    3. PLANO DE AULA TEÓRICA:Reprodução de Gimnospermas;
    4. DINÂMICA ENVOLVENDO O TEMA: Polinização e reprodução de angiospermas ;

    Meu email é reysonamorneide@hotmail.com

    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. Olá professor! Estou precisando de sugestões para desenvolver as seguintes atividades:
    1.Reprodução de Briófitas / Aula prática em laboratório;
    2.Reprodução de Pteridófitas / Aula prática em campo;
    3.Reprodução de Gimnospermas / Aula teórica;
    4.Reprodução de angiospermas / Aula com dinâmica.

    meu email é wanderson-coutinho@hotmail.com

    ResponderExcluir