quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Núcleo Celular


Envelope nuclear


O envelope nuclear é uma membrana (dupla camada assim como a membrana celular) denominada carioteca e constituída de inúmeros poros em sua superfície estes poros são constituídos por estruturas conhecida como complexo do poro nuclear que e formado por inúmeras proteínas denominadas nucleoporínas.

Este complexo de poros são responsáveis pelo intercambio entre o

núcleo e o citoplasma.


Nucleoplasma e nucléolo

Nucleplama é o material liquido que

preenche o núc

leo, região onde estão os cromossomos e o nucléolo.

O nucléolo e a estrutura mais fascinante identificada no núcleo de uma célula eucariótica, quando observada em microscopia óptica. Sabemos atualmente que o nucléolo é s região onde acontece o processamento de rRNAs e a sua montagem sob forma de ribossomos. Diferentemente de outras organelas na célula, o nucléolo não encontra d

elimitado por uma membrana, em vez disso, e um grande agregado de macromoléculas.




Cromatina (Eucromatina e heterocromatina)

Quando a célula eucariótica não esta em divisão, o material genético disperso no núcleo e denominado cromatina, que e constituída pela associação de DNA com moléculas de proteína histona.

Em 1928, o botâ

nico alemão Emil Heitz(1892 – 1965) observou que a cromatina se condensava durante a mitose e voltava ao normal na intérfase, porém algumas regiões permaneciam condensadas. Por essa razão, o pesquisador dividiu em eucromatina e heterocromatina.

Um comentário: