domingo, 2 de outubro de 2011

Halo Solar



Nesta ultima sexta feira por volta das 11hs muita gente se surpreendeu Com um arco que rodeava o maestro do dia - Sr. Sol. Mas o que explica esta aparição, será o final dos tempos, na verdade não, está mais para o início das chuvas. Como  este artigo tem um fim didático vou colocar uma serie de fatores que explicam o fenómeno óptico ocorrido denominado Halo Solar ou também numbus ou gloriole.
Para começar, repararam que o sol esta nascendo mais sedo, pois e o globo passa por uma pequena inclinação nos últimos dias. inclinação esta denominada equinócio. e isso marca a primavera, ( A primavera tem inicio  para 2011 dia 23 de setembro, esta data pode variar dependendo da posição da terra em relação ao sol pois estando mais perto do sol a terra gira mais rápido e os dias passam mais rápido e vice-versa.) pois os dias passam a estar com o mesmo tempo de duração que as noites. Ma o que este fator influenciou na aparição do arco? É simples a forte incidência solar daquele dia e a posição do sol. Ainda era 11hs e o sol já estava bem acima de nós, centralizado marcando o topo do mundo, mas este foi apenas o primeiro fator, vamos ao próximo.
Segundo fator, influenciado pelo próprio calor do dia, e como estava quente, eu ja estava na segunda garrafa de água quando vejo o grupo de professores admirando aos berros o fenómeno, professor Esio como bom fotografo que é já se encarregou de sacar seu celular e fotografar. O calor aumenta o ciclo da água  , ou seja (evaporação e condensação) e isso provoca a formação de Cirrus, tipo de nuvens com um aspecto mais espalhado, delicado que geralmente se formam a 8 Km de altura na Troposfera, primeira e mais turbulenta camada atmosférica geralmente com uma temperatura de zero graus Celsius o que favorece a formação de cristais de gelo.
O ultimo fator combinado é a refração, a luz solar passando pelos cristais de gelo, ou gotículas de água sofre dispersão e todo o espectro luminoso que é uma tabela com valores de frequência medida medida em Hz, e visível ao olho humano que esta presente na luz branca (luz solar) se separa formando as cores do Arco Íris. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário